Berimbau

Berimbau


Berimbau
O Berimbau é um instrumento de percussão usado tradicionalmente em cerimônias do Candomblé no Brasil e também na Capoeira, para marcar o ritmo da luta. No Brasil é ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo. No sul de Moçambique, este instrumento tradicional tem o nome de xitende.
O berimbau é constituido de um arco feito de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona com caixa de ressonância. O tocador de berimbau ultiliza uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzir os sons do berimbau.

A técnica do berimbau

Segura-se o berimbau uma das mão na altura da cabaça, com a mesma mão segura a moeda que durante o toque do berimbau será várias vezes presionada contra o arame mudando o tom do som do berimbau. A cabaça deve ficar na altura do abdomem do tocador pois este modifica seu som aproximando e afastando a cabaça de seu corpo. Com a vareta na outra mão executa-se as batidas no arame do berimbau, e na mesma mão da vareta o tocador segura o caxixi preenchendo o som da batida da vareta com o som do caxixi, uma especie de chocalho. Site de conteudoeditavel e nao confiavel e pato

Biriba é pau de fazer Berimbau...

Caule, tronco: de cor cinza esverdeado, verde amarronzado, creme amarronzado, fibrosa com tendência a formar "imbira" Designação de origem tupi (corrutela de ybira. casca). Folhas: Crassas(duras), Cariáceas discolores, estreitas, com ocorrências frequentes. Frutos: Imaturo - de cor verde maduros - de cor marron, em cápsulas Flores: branca vistosa, com cheiro perfumado, em botões amarelo pálido, aromática, amarelo ouro com grande destaque, amarelo creme perfumado. Aspectos morfológicos: É uma arvore das matas de restinga e também da mata atlântica, com cerca de 1 a mais de 10 metros de altura, folhas alternas, oblongas, de consistência coreácias e sem estípulas. Sua floração é no verão e sua flores saõ amarelas vistosas e reunidas em enflorescências. Possui numerosos estames, muito modificados formando uma estrutura denominado de andróforo. seus frutos são secos e deiscentes, abrindo-se por meio de um opérculo.

Fonte: Botânica- Universidade Federal Rural de Pernambuco. Qualibio- Universidade Federal da Bahia. 

Toques de Capoeira - Berimbau

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques; estes são alguns dos toques mais comumente utilizados na capoeira:
  • Angola
  • São Bento Grande de Bimba
  • São Bento Grande de Angola
  • São Bento Grande
  • São Bento Pequeno
  • Iúna
  • Cavalaria
  • Samango
  • Santa Maria
  • Benguela
  • Amazonas
  • Idalina
  • Regional de Bimba

COMO FABRICAR SEU BERIMBAU

FASE 1 - A verga.

1) Obtenha a verga de uns 7 palmos de comprimento. Acho que as melhores madeiras são a Biriba e o Pau Pereira.


 2) No lado mais grosso da verga, faça uma marcação a 1,5 cm da extremidade


3) Serre na marcação uns 5 mm de profundidade, contornando toda a verga.


4) Este deverá ser o resultado.



5) Com muito cuidado, molde um pivô na extremidade da verga, cortando lascas até o local da serragem. Cuidado para não ultrapassar o ponto da serragem e para não deixar o pivô nem muito grosso e nem muito fino.


6) Faça o acabamento para arredondar o pivô moldado.


7) Agora vamos trabalhar na outra extremidade da verga, a mais fina. Providencie um pedaço de sola ou couro e duas tachinhas. Acho que qualquer sapateiro tem isso.


8) Posicione a sola, ou o couro, na extremidade mais fina da verga....


 9) ... e pregue-a com as tachinhas. Disseram lá que se forem dois pedaços de couro fica melhor ainda! Não houve consenso, entretanto, sobre o número de tachinhas a serem utilizadas.
FASE 2 - O arame.
10) Geralmente, usa-se arame de pneu em berimbaus. Em sua forma bruta, ele vem cheio de borracha pregada. Com a ajuda de uma faca, ou uma lixa, elimine-a. O arame deve ter um palmo e meio a mais que a verga.
11) Depois que toda a borracha tiver sido retirada do arame, vamos prepará-lo para fixação na verga.
12) Em uma extremidade do arame, faça um laço com o mesmo diâmetro do pivô que você fez na base da verga.
13) Capriche para que o laço encaixe-se perfeitamente ao pivô e cuidado para não deixar nenhuma ponta de arame sobrando, pois pode ser perigoso.
14) Na outra extremidade do arame, faça um laço menor.

15) Na extremidade do laço menor, amarre um barbante com cerca de um palmo de comprimento. Este barbante será utilizado na fixação da envergadura do berimbau, após sua montagem.
FASE 3 - O Porongo (cabaça).
16) O Porongo é uma planta da família da abóbora, melão e melancia, cujo fruto tem uma casca extremamente rígida, geralmente utilizado na fabricação de artesanatos.
 
17) Encontre um pé de porongo, pegue um de seus frutos, abra-o, limpe-o, e faça dois pequenos furos em sua base.
 
18) Passe um pedaço de barbante pelos furos, amarrando suas pontas. O tamanho do barbante depende da envergadura da verga. FASE 4 - A montagem.
19) Com a base da verga firme no chão e já com o arame preso ao pivô, envergue a madeira acompanhando-a com o arame. Para estabilizar a envergadura, enrole o arame na extremidade superior da verga com o auxílio do barbante previamente amarrado em seu laço menor.
 
20) Taí seu brinquedo.