É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music
No candomblé é considerado objeto sagrado
Há três tipos de atabaque: Rum, Rumpi e o Lê. O Rum é o atabaque maior, o Rumpi seria o segundo atabaque maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque onde fica o Ogã que está iniciando ou aprendiz que acompanha o Rumpi. O Rum também é usado para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo. Importante saber que cada atabaque tem suas obrigações a serem feitas, pois o atabaque praticamente representa um Orixá.
Existem vários tipos de toques, Angola que se toca com mão e Ketu que se toca com a varinha. Na Angola existem vários tipos de toques, onde cada toque é destinado a um Orixá, por exemplo, Congo de Ouro, Angolão que seria destinado a Oxossi, Ygexá que seria destinado a Oxum, etc. O mesmo acontece com Ketu, que se toca com varinha de goiabeira ou bambu, chamada aguidani.O couro também merece cuidados, como passar dendê e deixar no sol para que ele, o couro, fique mais esticado e possa produzir um som melhor.
Um Ogã seria como um Tatá da Casa e na maioria das vezes seu conhecimento é quase superior a um Zelador de Santo. Para ser um Ogã não basta saber tocar, e sim, saber o fundamento da Casa, salientando que saber o canto na hora certa, é de grande importância para um Terreiro.
Existem também outros tipos de componentes que se usam junto com os atabaques, como por exemplo, o agogô, chocalho, triângulo, pandeiro, etc. Existe também o Abatá, que seria um tambor, com os dois lados com couro, que se usa muito no Rio Grande do Sul e na nação Tambor de Mina. Os tambores começaram a aparecer nas escavações arqueológicas do período neolítico.
De origem africana, o atabaque é usado em quase todos os rituais afro-brasileiros, típico do Candomblé e da Umbanda e de outros estilos relacionados e influenciados pela tradição africana. De uso tradicional na música ritual e religiosa são empregados para evocar os Orixás.
FABRICANDO UM ATABAQUE
A MADEIRA A SER UTILIZADA:
Pode-se utilizar pinho, jacarandá, pau d'arco, maçaranduba, cedro, entre outras.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Serra tico-tico, lata de tinta vazia, carvão, fitas de aço, couro, aros de ferro, corda de 10mm e 5mm, martelo, rebitadeira e rebites e plaina de mão.
1° PASSO - CORTANDO A MADEIRA:
Utilize uma tábua de aprox. 1m de comprimento por 15cm de largura por 1cm de expessura, risque o gabarito.
Utilize a serra tico-tico para cortar a madeira
2°PASSO - PLAINANDO A MADEIRA:
Utilize a plaina de mão para plainar e fazer as "casas"
3° PASSO - ENCAIXE AS MADEIRAS:
Encaixe as ripas para começar a formar o "corpo" do atabaque
4°PASSO - FECHANDO O ATABAQUE:
Passe cola nas ripas e depois coloque o aro de ferro na parte inferior das ripas, depois coloque dentro do atabaque a lata de tinta vazia com carvãoem brasa e deixe alguns minutos para amolecer a madeira, na parte superior do atabaque enlace uma corda e faça um abraço de tamanduá para fechar a boca do atabaque, conforme for fechando, vá colocando os aros de ferro.
4° PASSO - SELANDO O ATABAQUE:
Depois de fechado, passe cola por dentro para selar bem o atabaque, deixe secar no sol, depois retire os aros de ferro e plaine as ripas para o atabaque ficar bem arredondado e depois lixe.
Depois de feito esse processo, coloque as fitas de aço no corpo do atabaque e rebita no corpo do atabaque, posterior, envernize-o.
5° PASSO - COLOCANDO O COURO E AS CORDAS:
Deixe o couro de molho por um dia, depois coloque-o no aro de ferro, coloque na boca do atabaque e coloque as cordas que servirão para afinar o instrumento.
PRONTO!
AI ESTÁ O ATABAQUE, PRONTO PARA TOCAR, AXÉ A TODOS.